terça-feira, 29 de junho de 2010

Hora de tirar a fralda

O momento de tirar a fralda sempre é um indicativo de independência e autonomia infantil, mas não adianta anteciparmos ou postergarmos demais esse momento. Usar o penico ou o vaso é um grande avanço no desenvolvimento da criança. Ela precisa perceber que o cocô e o xixi estão querendo sair, controlar os músculos que regulam essa saída e procurar o banheiro para fazer no lugar certo. A maioria tem capacidade neurológica para essa coordenação por volta dos 2 anos de idade. Demorar mais não é problema, mas iniciar o treino antes pode deixar o filho aflito e os pais estressados. O sinal mais comum de que a criança está pronta é o aviso de que fez cocô e quer trocar a fralda. Algumas anunciam isso sem ter feito nada, indicando que conseguem perceber a vontade. A dica de outras é acordar com a fralda seca alguns dias seguidos. Quando acontecer com seu filho, o treino pode começar.

Passo a passo "Para iniciar, a mãe deve levar a fralda suja até a privada ou o penico e jogar o cocô, mostrando para o filho que é para isso que servem os penicos e os vasos sanitários", ensina o pediatra Leonardo Posternak. Nessa hora, nada de comentários. "Falar que o cocô é feio ou sujo leva a criança a pensar que incomoda o outro", diz. O próximo passo é ensinar seu filho a sentar na privada ou no penico, mesmo com as fraldas, só para se acostumar. Se ele faz cocô sempre no mesmo horário, deixe-o sem fralda nesse período. Quando ele demonstrar vontade, sugira que use a privada. Neste caso, o cuidado é não obrigar a criança a um longo tempo de espera, mesmo que à base de distrações. O aprendizado continua com o treino de usar o banheiro com mais regularidade. Nessa etapa, sem a fralda do dia, é comum que o xixi escape. Tenha paciência com essas falhas. Não faça cobranças nem brigue com a criança. Se ela sente que o assunto mexe com você, o xixi pode se tornar útil para provocações nos momentos de conflito. Diga à criança que ela consegue em outra vez e elogie quando der certo. "Não é preciso fazer uma festa e muito menos dar recompensas. Trata-se de um aprendizado natural", afirma a psicanalista Silvana Rabello, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Nesse passo a passo, a criança leva em média de um a três meses para ficar livre das fraldas. A noturna é a última a ser retirada. Algumas crianças são mais rápidas, outras demoram. Tem a que aprende e depois regride, quando fica insegura por algum motivo. E tem aquela que molha a cama até 5, 6 anos – um desconforto, mas raramente um problema.

Xixi em pé
Os hormônios impõem características físicas e de comportamento a meninas e meninos. Elas fazem xixi sentadas e eles, em pé. Isso só não vale na época da retirada das fraldas. Metidos em brincadeiras, os meninos deixam escapar muitos xixis sentados e as meninas, em pé. Os pais não têm com o que se preocupar. E, a rigor, nem precisam ensinar para o filho o jeito de fazer xixi. A criança aprende sozinha, observando como os adultos fazem.

Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário