segunda-feira, 7 de junho de 2010

Psicologia Infantil



QUANDO BUSCAR AJUDA DE UM PSICÓLOGO INFANTIL ?

" Ana você acha que meu filho precisa de terapia?? acho que vou levar meu filho até você porque..." desde que fiz a escolha de trabalhar com crianças essas são as frases que eu mais costumo ouvir em ambientes fora do consultório. Na verdade isso acontece pelas angústia que os pais vivem por não entender muito bem o que é psicologia infantil e seu fim maior. Observamos que apesar de seus filhos manifestarem comportamentos indicativos de dificuldades internas, a grande maioria dos pais relutam em procurar ajuda e ficam somente na frase inicial desse post. Na verdade, tomados pelo processo de negação, muitos pais tendem a pensar que a criança está passando apenas por uma fase, que será superada sozinha. Ou sentem-se culpados, receosos de que a terapia aponte responsabilidades no sofrimento dos filhos. Realmente não é fácil assumir que o filho precisa de ajuda e ir em busca desta. Certamente, nem todos os conflitos da criança merecem acompanhamento da psicologia infantil, mas se há algo que persiste e você não consegue lidar sozinho, deve-se consultar um psicólogo. Só o psicologo infantil determinará se as dificuldades apresentadas por ele necessitam ou não de uma intervenção. Em alguns casos, o problema pode ser superado apenas com uma orientação aos pais e professores. Ou com uma breve psicoterapia.

COMO É REALIZADA A PSICOTERAPIA INFANTIL?

Dependendo da forma de trabalho, da linha que o psicólogo infantil segue a sessão poderá ter nuances ou metodologias diferentes, mas geralmente, utilizamos recursos lúdicos para compreender os sentimentos, angústias e fantasias que a criança expressa através das brincadeiras. É imprescindível que antes de inciar o trabalho que se faça uma avaliação do quadro, ou um psicodiagnóstico, que se constituirá de entrevistas iniciais ( com os pais para colher informações sobre a história da criança e da família), Após esse contato inicial, algumas sessões de observação da criança se torna essencial para se perceber como se dá a trama familiar que pode estar envolvida nos sintomas expressos por ela. Ao dar inicio a psicoterapia com a criança, as sessões ocorrem nos dias e horários estipulados, com duração de cinqüenta minutos cada. Além disso, ao longo da terapia infantil, são realizados encontros periódicos com os pais ou escola.

PRINCIPAIS MOTIVOS DA PROCURA PELA TERAPIA PARA CRIANÇAS ?

No consultório os motivos são os mais variáveis possíveis, mas dentre os sintomas e queixas mais comuns listamos

1- Dificuldades relacionais ( agressividade, passividade, timidez)

2- Distúrbios ansiolíticos

3- Pesadelos, dificuldades para dormir

4- Dificuldade na aprendizagem, dentre outros.

5- Transtono opositivo do comportamento

6 - Suspeita de autismo

7- Hiperatividade, atrasos no desenvolvimento motor (atrasos para falar, andar, etc.)

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA PSICOLOGIA INFANTIL?

A partir do momento que a criança se sente escutada na sua demanda, acolhida e compreendida no contexto terapêutico, essa começa a comunicar através do lúdico suas dificuldades emocionais, apresentando melhora significativa no ambiente familiar e escolar. Fora esse benefício, a criança trabalhada a nivel de uma psicoterapia tem chances maiores de se tornar um adolescente e, posteriormente, um adulto mais consciente de si e de seus próprios sentimentos e emoções.

Ana Katarina Gurgel - CRP 17/0608

Nenhum comentário:

Postar um comentário